Tecnologia

"Live Rooms": Instagram aposta em nova modalidade

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 2 de março de 2021

O “Live Rooms“, que permite a transmissão ao vivo de conversas entre até quatro usuários, foi lançado na última segunda-feira (1) pelo Instagram. A modalidade já era usada pelo Facebook e pela mídia social em ascensão ClubHouse.

O Instagram, que é baseado em fotos e vídeos, já contava com uma ferramenta de transmissão ao vivo, mas limitada a duas contas simultâneas. Recentemente, apresentou vários novos recursos devido à explosão do uso dos meios digitais durante a pandemia.

A princípio, a funcionalidade conhecida como “Live Rooms” permite a monetização da produção de conteúdo dos chamados influenciadores digitais. Além disso, aplica-se o princípio dominante na web, isto é, os serviços gratuitos com publicidade.

Os Live Rooms proporcionam aos criadores mais possibilidades de fazer negócios e ganhar dinheiro“, afirmou o Instagram, que já considera adicionar recursos de áudio e opções de controle para moderação das conversas.

Os recursos presentes nas Live Rooms, como as insígnias, uma opção que adiciona um emblema na frente do nome de usuário nos comentários das lives, facilita a interação com o influenciador. Além disso, há outros recursos incorporados às Live Rooms como o Shopping e a arrecadação de fundos.

Esperamos abrir espaço para mais oportunidades criativas, como criar um ‘talk show’, tocar música ou colaborar com outros artistas, apresentar sessões de perguntas e respostas ou tutoriais mais atraentes“, disse o Instagram em um comunicado.

A saber, as “lives” nas mídias sociais substituíram conferências, shows e eventos esportivos aos quais o público não pode comparecer por causa das restrições de saúde pública. Esse formato, porém, tem a desvantagem de cansar os usuários que já passam o dia todo em frente a uma tela ou mesmo uma câmera.

Como consequência, houve o sucesso do ClubHouse, um aplicativo lançado em 2020 voltado para bate-papos em áudio, sem imagens. Isto é, as pessoas podem escutar o que as interessa enquanto cozinham ou passeiam com seu cachorro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”