Nova tecnologia reduz em até 80% gasto da bateria

Uma nova tecnologia promete reduzir em até 80% a quantidade de energia da bateria consumida em dispositivos durante processos que exigem muito uso de memória. Essa melhoria promete ser 5x mais eficiente que as tecnologias atuais para economizar bateria, entretanto, pode exigir um pouco do desempenho do aparelho. O projeto foi criado por cientistas da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), ainda está em fase de teste e desenvolvimento.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia é um novo tipo de rede para o chip que diminui um pouco a qualidade do sinal, mas também reduz significativamente o consumo de energia. Isso acontece porque o chip consegue ajustar a amplitude do sinal transmitido dinamicamente usando valores convencionais para tarefas que exigem muita memória e valores mais baixos para maiores reduções de energia.

De acordo com os cientistas da NUS, para o site Mundo Conectado, o objetivo da pesquisa é criar eletrônicos que consumam menos energia do que o convencional. Eles ainda trabalham em uma nova geração de câmeras inteligentes de baixo consumo de energia que possam operar com energia extraída do ambiente. E, estão testando formas de economizar bateria com o uso de uma célula solar incorporada no dispositivo.

Os pesquisadores não comentaram se a tecnologia será lançada para uso cotidiano, mas se espera que um chip otimizado possa ser desenvolvido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, TSMC, que fornece chips manufaturados para empresas.

Dicas para diminuir o consumo de bateria

Desligue conexões Bluetooth, Wi-Fi e 3G/4G: sempre que o smartphone busca por sinais emitidos por redes Wi-Fi, Bluetooth, 3G/4G ou qualquer outro tipo, uma determinada quantidade de energia é consumida. Para evitar gasto desnecessário de bateria, desative esses recursos quando eles não estiverem sendo utilizados.

Desligue o modo vibração: a potência necessária para executar o motor de vibração do smartphone é muito maior do que a potência necessária para executar um ringtone. Então, se a intenção é economizar bateria, é melhor desligar o modo de vibração do aparelho. 

Desative a localização permanente do GPS: a triangulação da posição por meio de ondas de rádio e satélites vai “devorar” a bateria como outros recursos fazem. Mesmo quando deixados em segundo plano, alguns aplicativos continuam recebendo e enviando sinais.

Atualize os aplicativos: os aplicativos devem ser frequentemente atualizados para aumentar a eficiência da bateria e utilizar menos energia para rodar. Lembre-se sempre de ativar as atualizações automáticas, ou então realize o processo manualmente, caso prefira ter o controle sobre o processo de atualização.

Deixe uma resposta