Tecnologia

Novidades no mundo tecnológico em 2021

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 8 de janeiro de 2021
Novidades no mundo tecnológico em 2021

O novo ano promete muitas novidade no mundo tecnológico, o que deverá ser um incômodo para os dirigentes das maiores empresas de tecnologia do mundo. E esse, provavelmente, será um campo de batalha importante em 2021. Confira os avanços tecnológicos e serviços promissores esperados na tecnologia.

Inteligência artificial de borda: Os dispositivos que povoam as bordas das redes têm se tornado cada vez mais inteligentes.

O aumento do teletrabalho trazido pela pandemia demanda cada vez mais capacidade de rede, o que acelera a adoção da computação de borda.

Segundo a Bain & Company, para o site Inova.jor, a inteligência artificial de borda reduz problemas de latência (tempo em que um sinal leva para ir de um ponto a outro) e acelera geração de conhecimento. Ao mesmo tempo, diminui os gastos com nuvem.

No Brasil, o programa Caninos Loucos, do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), também têm projetos nessa área.

Nova era nas compras: O ano de 2020 também foi um ponto de virada para os varejistas — neste caso, apesar de mudanças brutais, houve aquelas que parecem ter sido positivas, como a massiva migração de clientes para o ambiente online, devido ao isolamento social. Nesta transição, o futuro indica um misto entre ambientes offline e online.

A empresa  Amazon tem planos de expandir em 2021 suas lojas Go, que não têm pessoas trabalhando em caixas de pagamento.

Carros autônomos: No Estado americano do Arizona, mais de 300 carros se dirigem sozinhos, buscando e deixando passageiros sem nenhum motorista humano ao volante. Faz parte do serviço Waymo One que, pela primeira vez para um serviço tão autônomo, foi disponibilizado ao público em outubro.

Com o suporte da empresa Alphabet, ligada ao Google, a Waymo está liderando a corrida dos carros autônomos nos Estados Unidos.

Internet de comportamentos: A internet de comportamentos (em inglês, internet of behaviors ou IoB) captura informações pessoais de diversas fontes, como dados de consumo, redes sociais e reconhecimento facial. Dessa forma, permite que grupos públicos e privados as usem.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”