Tecnologia

Smartphone detecta embriaguez, entenda

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 12 de setembro de 2020
Smartphone detecta embriaguez, entenda

O smartphone pode identificar quando uma pessoa está bêbada. Segundo a pesquisa publicada por cientistas da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, é possível detectar com 93% de precisão se uma pessoa está embrigada ou não. Isso pelo menos em laboratório, a partir dessas variações no ato de caminhar. O mais interessante é que essa avaliação é realizada apenas pelo acelerômetro do smartphone.

Para treinar a leitura do álcool no organismo, os pesquisadores primeiro entenderam como os voluntários se comportam enquanto sóbrios. No total foram 22 voluntários que beberam vodka até atingir a concentração de 0,20% de álcool no sangue. Depois, os participantes tiveram de andar em linha reta com um celular preso à parte inferior das costas. O procedimento foi repetido uma vez por hora durante as sete horas seguintes. 

Nós realmente queríamos ter pontos de dados suficientes acima do limite legal do álcool, que é 0,08 BrAC”, comenta um dos autores do estudo, Brian Suffoletto, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, para o site CanalTech. “Então, se você estiver dando a eles uma dose mais baixa, poderá obter apenas um ou dois pontos de tempo antes que o corpo metabolize o álcool”, completa o pesquisador.

Com os voluntários literalmente alcoolizados, foi pedido que eles realizassem os mesmos movimentos que tinham feito anteriormente. Como cada participante apresentou um próprio andar sóbrio e embriagado, a equipe trabalhou com modelos matemáticos individualizados. Isso permitiu comparar o que permitiu comparar as variações nos padrões de cada um. 

Para aperfeiçoar essa medição, os pesquisadores planejam, agora, testar o experimento com os celulares na mão ou no bolso dos voluntários. Mesmo nos estágios inicias da tecnologia, a medição se baseia em evidências que mostram como os dados de movimento, coletado por um dispositivo, podem ser uma medida precisa para avaliar o uso de álcool. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”