A Tecnologia da Informação é um setor que cresceu de forma expressiva nos últimos anos. Somente em 2018, o setor movimentou no Brasil cerca de R$ 479 bilhões, valor que corresponde a quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O órgão também prevê uma média de crescimento anual de 5,7% entre 2019 e 2022.
Isso se deve à crescente digitalização das empresas e produtos. Não à toa, entre os 10 primeiros colocados no relatório anual “50 Best Jobs in America”, da Glassdoor, 6 são dessa área. Confira a lista completa:
Engenheiro Front-End – Esse Engenheiro é encarregado de projetar as estruturas aparentes dos websites e aplicativos. Ele deve pensar na apresentação das plataformas, ou seja, tudo aquilo que os usuários interagem. Por outro lado, o Engenheiro de Back-End será aquele responsável pela programação que está por trás da aparência da web, aquilo que é invisível ao usuário.
Desenvolvedor de Java– é uma linguagem de programação desenvolvida na década de 90. Ainda hoje, essa linguagem é considerada o padrão global para o desenvolvimento em plataformas digitais.
Cientista de Dados – é uma das áreas de TI mais valorizadas hoje em dia, principalmente depois que o Big Data se tornou um tema de grande interesse. O cientista é responsável pelo tratamento de dados estratégicos de uma empresa.
Engenheiro de DevOps – é responsável por toda a cadeia de desenvolvimento de um produto digital. Ele tem a função de integrar as equipes que desenvolvem os sistemas, até aqueles responsáveis pela Tecnologia da Informação.
Engenheiro de Dados- é aquele que capta, organiza e processa a informação que será analisada.
Engenheiro de Softwares – O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É responsabilidade dele, desenhar e testar novos programas. Além de fazer a manutenção e revisão.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.