Tecnologia

VAR ausente nas eliminatórias da UEFA é visto como vergonha mundial

Bruno Albuquerque
Escrito por Bruno Albuquerque em 31 de março de 2021
VAR ausente nas eliminatórias da UEFA é visto como vergonha mundial

A ausência do VAR (árbitro de vídeo) causou polêmica nas eliminatórias europeias para a copa do mundo de 2022 no Qatar. No último sábado (27), o jogo entre as seleções de Portugal e Sérvia evidenciou a necessidade da implementação da tecnologia. Isso porque, após um chute de Cristiano Ronaldo que ultrapassou a linha, os juízes não marcaram o lance como gol. Nesses lances, principalmente, a ajuda do árbitro de vídeo é primordial.

O erro da arbitragem causou revolta mundialmente. Inegavelmente, Cristiano Ronaldo foi um dos que ficaram mais furiosos. Além disso, o craque lusitano ameaçou sair de campo e jogou a faixa de capitão no gramado em protesto pela situação. Sem a assinalação de gol, a partida terminou em 2 x 2, um resultado negativo para Portugal que buscava a segunda vitória.

Desde a copa da Rússia, os jogos da competição possuem o auxilio do VAR para momentos difíceis. E, se eliminatórias europeias fazem parte da qualificação para a copa do mundo em 2021, o motivo para para não haver o VAR nas partidas organizadas pela UEFA é questionável. A propósito, a Conmebol bancará o árbitro de vídeo em todas as 90 partidas da eliminatórias sul-americanas.

Outra opção que permitiria a validação do gol seria o sistema que avisa ao juiz quando a bola entra completamente. O jornalista Arnaldo Ribeiro, no 112° episódio do podcast Posse de Bola, defende o uso do sistema que já existe anterior a implementação do árbitro de vídeo. Sobretudo, ele afirma: “O lance exemplifica o que para mim é sagrado no futebol: se a bola entrou ou não.”

Uso do VAR nos estaduais brasileiros

As federações estaduais surpreendentemente têm opiniões diferentes sobre o uso do VAR nos torneios de cada estado. O campeonato paulista adotou o uso da tecnologia desde do inicio, com a finalidade de evitar os erros graves. Contudo, o carioca só usará nas fases finais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”