Tecnologia

WhatsApp ganha ferramenta que verifica notícias falsas

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 9 de setembro de 2020
WhatsApp ganha ferramenta que verifica notícias falsas

Após se tornar o principal canal para circular desinformação, o WhatsApp ganha ferramenta de verificação de notícias falsas. O dispositivo é um chatbot, ou seja, um robô de conversas que verifica se determinada notícia é enganosa.

A ferramenta é uma iniciativa do IFCN (Rede Internacional de Checagem de Fatos, da sigla em inglês). Este, em parceria com a ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro), propõe que inicialmente o chatbot atenda apenas boatos relacionados à pandemia pela Covid-19. Apesar disso, ambas as instituições não descartam a possibilidade de que no futuro o robô possa receber outros tipos de questões também.

Para utilizar o serviço, basta registrar o número +1 (727) 291 2606 na agenda do celular ou acessar aqui. O serviço é gratuito e para iniciar a conversa basta enviar um “oi”.

Entenda a ferramenta de verificação de notícias

A desinformação no país através de aplicativos de mensagem pode ser entendida da seguinte forma: Serviços como Facebook, Twitter e WhatsApp não consomem a franquia de dados ofertados pelas operadoras de telefonia. Enquanto isso, usar o navegador para checar uma informação, sim. Desse modo, esses aplicativos muitas vezes tornam-se o único lugar de recepção de boatos e notícias falsas.

E segundo o diretor da IFCN, Baybars Orsek, “Bilhões de usuários confiam no WhatsApp para manter contato com seus amigos e familiares. Como alguns autores usam todas as plataformas possíveis para espalhar boatos que desinformam tempos difíceis, o trabalho dos verificadores é mais importante do que nunca ”.

Em suma, o principal aplicativo de mensagens do país busca cada vez mais implementar medidas para combater à desinformação e levar informações de credibilidade à população. Principalmente, durante a pandemia por Covid-19.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”